Para comunicar a população sobre a mudança nas regras de atendimento nas UBSs São Bernardo, Capivari e Costa e Silva, as unidades estão utilizando canais de internet e cartazes. Essas unidades passam a atender exclusivamente pacientes com sintomas de covid, a partir de segunda-feira.
O objetivo é descongestionar os hospitais municipais Mário Gatti e Ouro Verde, que continuam a atender urgência, emergência e trauma. Para o usuário da UBS São Bernardo, Estevam Donaire, o atendimento regular vai fazer falta, mas ele considera que este é o momento de contar com a compreensão de todos.
Outras unidades de saúde também terão horários reorganizados para otimizar o atendimento de pacientes com síndromes gripais, mas as UPAs Anchieta Metropolitana, Campo Grande e São José não terão mudança no funcionamento, lembrando que a UPA Carlos Lourenço está operando como hospital de campanha/covid.
A Secretaria de Saúde também está buscando a colaboração de instituições médicas que têm residência médica e de enfermagem, para que os residentes atuem no atendimento nas enfermarias de covid-19.