No primeiro dia da Fase Emergencial, o movimento nas principais ruas do Centro de Campinas, como Costa Aguiar, Dr Quirino, Conceição e Treze de Maio já foi menor em relação ao que vinha sendo registrado durante a Fase Vermelha, decretada pela Prefeitura de Campinas.
A maioria das lojas da região central estava fechada como prevê o decreto do governo estadual. Até mesmo restaurantes e lanchonetes, que podem funcionar com o sistema de entregas, estavam com as atividades suspensas na manhã desta segunda-feira.
O vendedor José Bueno que trabalha com o comércio de ovos para estes estabelecimentos, encontrou a maior parte dos clientes dele com as portas fechadas e teve que voltar para casa com toda mercadoria que não conseguiu vender.
Embora a maior parte do comércio estivesse cumprindo as regras estabelecidas para o combate da pandemia, algumas poucas lojas permaneciam com o atendimento na porta, o que é proibido nesta fase. E em algumas delas, inclusive, havia fila de pessoas esperando para serem atendidas.
A Prefeitura informou que intensificou as ações de fiscalização em todas as regiões da cidade, mas que é importante que os comerciantes respeitem as medidas da Fase de Emergência para a contenção da pandemia.