Campinas vive o pior momento da pandemia causada pelo novo Coronavírus, com alta nas internações e hospitais superlotados.
Para enfrentar este cenário, a prefeitura fez um chamado para que profissionais de saúde atuem como voluntários e possam reforçar atendimento à população e o esquema de vacinação na cidade.
A ideia da prefeitura com o voluntariado é que a participação desses agentes libere as equipes de servidores para atuar na linha de frente do combate à epidemia. Só nos primeiros cinco dias, entre 12 e 17 de março, 195 pessoas se colocaram à disposição do trabalho. Quase 40 pessoas por dia, se inscreveram para atuar de forma voluntária, muitas delas, já aposentadas, mas que optaram por continuar trabalhando neste momento como a psicóloga Ângela Vilela.
A enfermeira Heloísa Lélis de Castro, que trabalhou no SUS municipal por 28 anos, e agora retorna ao sistema público como voluntária, diz que toda população pode contribuir no combate à pandemia, mesmo quem não está na linha de frente.
Para a pediatra Gabriela Murteira, além de tentar auxiliar a diminuir a pressão sobre os colegas da área médica, o trabalho também é a oportunidade de fazer sua parte em meio a uma situação tão crítica.
As inscrições para o serviço voluntário dos profissionais de saúde de Campinas podem ser feitas pelo site: https://covid-19.campinas.sp.gov.br/