A morte do prefeito, Ângelo Perugini, de Hortolândia, repercutiu no âmbito político. Amigos e colegas lamentaram o falecimento do experiente e carismático chefe do executivo. Perugini morreu nesta quinta-feira, 1º de abril, por complicações da Covid-19, após lutar por 2 meses contra a doença.
Políticos de vários partidos expressaram condolências pela morte do prefeito e fizeram homenagens a Perugini.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma nota:
Amigo e companheiro político de longa jornada. Mais uma vítima da Covid19. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, companheiros de Angelo Perugini e ao povo de Hortolândia. https://t.co/oE9G7bgHkU
— Lula (@LulaOficial) April 1, 2021
O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), usou as redes sociais:
Lamento profundamente a morte de Ângelo Perugini, prefeito de Hortolândia, mais uma vítima da COVID-19. Sua colaboração para a emancipação do município e desenvolvimento da região é um legado muito importante. À família e amigos, meus sinceros pêsames.
— João Doria (@jdoriajr) April 1, 2021
O prefeito de Campinas, Dario Saadi, também se expressou com pesar:
Estou consternado com a partida tão prematura do meu amigo Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, vítima da Covid-19. Foram anos de cooperação em prol da RMC. Meus sentimentos à família e amigos. pic.twitter.com/jAlsfVpQkS
— Dário Saadi (@dariosaadi) April 1, 2021
O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP, o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também lamentou a perda do companheiro:
Nos deixou, hoje, o amigo Angelo Perugini, vítima da COVID-19. Foram quatro mandatos como prefeito. Toda a solidariedade à família, aos amigos e à população de Hortolândia.
— Jonas Donizette (@jonasdonizette_) April 1, 2021
O ativista e membro do MST, João Pedro Stédile, também se posicionou sobre a morte do amigo:
Estou muito dolorido. Acabo de saber que perdemos nosso querido Angelo Perugini, de covid. Ele foi um militante histórico do MST/SP e agora era prefeito em Hortolândia. Mais uma vitima dessa politica insana e genocida do capetão. Solidariedade a sua família e a todos militantes
— João Pedro Stédile (@stedile_mst) April 1, 2021
Ângelo Perugini tinha 65 anos e estava internado desde o dia 1 de fevereiro após testar positivo para a covid-19. Inicialmente ele foi internado em um leito de enfermaria em um hospital particular de Campinas, e dois dias depois foi transferido para uma UTI na capital paulista, após o estado de saúde dele se agravar. Após dois meses internado, Perugini não resistiu e faleceu em decorrência de complicações ocasionadas pelo coronavírus.