Ouça ao vivo

Novo estudo aponta maior eficácia da Coronavac

Foto: Danilo Braga

Foi divulgado neste domingo um estudo clínico final sobre a Coronavac. O estudo feito pelo Instituto Butantan aponta eficácia maior da vacina do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro. 

De acordo com o artigo científico, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%. Portanto, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada. A eficácia da Coronavac pode chegar a 62,3% com intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina. O estudo também aponta que a eficácia mínima da vacina já aparece na segunda semana depois da primeira dose. 

Para casos que requerem assistência médica, a vacina teve eficácia entre 83,7% e 100%. Anteriormente, o resultado divulgado era de 78% a 100%. 

O índice de eficácia global aponta a capacidade do imunizante de proteger em todos os casos, sejam leves, moderados ou graves. Para a OMS e para a Anvisa, o índice mínimo recomendado é 50%.

O artigo científico publicado neste domingo foi encaminhado para revisão e será publicado na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.