Os motoristas e cobradores de ônibus das linhas municipais, assim como os metroviários e ferroviários, serão vacinados em maio, segundo informou o governo de São Paulo. O grupo dos condutores do transporte público ameaçou entrar em greve nesta terça-feira, na Grande São Paulo, caso o Palácio dos Bandeirantes não se manifestasse a favor da imunização da categoria. Após uma conversa com o sindicado, ficou acertado que que metroviários e ferroviários receberão as doses da vacina a partir do dia 11 de maio e motoristas e cobradores a partir de 18 de maio. A expectativa é imunizar 170 mil pessoas que integram todos esses grupos profissionais.
O governo paulista também anunciou a inclusão de pessoas que sofrem com as chamadas comorbidades no plano de vacinação. Deste modo, portadores da síndrome de Down, transplantados e pessoas com problemas renais em terapia, com idade entre 18 e 59 anos, serão vacinados a partir do dia 10 de maio. Nessa etapa, deverão ser envolvidas cerca de 120 mil pessoas.
A coordenadora geral do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, afirma que o novo grupo incluído na vacinação se refere às pessoas que têm as chamadas comorbidades. Ela explica que a cobertura se torna mais ampla com a inclusão dos motoristas e cobradores de ônibus. “Lembrando que esse é o grupo prioritário das comorbidades. Por isso nós decidimos então abrir essas faixas etárias. Porque o Programa Nacional de Imunização coloca como sendo um grupo prioritário dentro de todas as comorbidades. Além disso, metroviários e ferroviários, no dia 11 de maio, e motoristas e cobradores de ônibus no dia 18 de maio”, explica.
O governo de São Paulo anunciou ainda a antecipação da vacinação das pessoas com 64 anos, que passa do dia 29 para 23 de abril, na próxima sexta-feira. As pessoas com 63 anos serão imunizadas a partir de 29 de abril e idosos com idade entre 60 e 62 anos a partir de 06 de maio. Já aqueles que têm 65 ou 66 anos, vão receber as doses a partir desta quarta-feira.