Paralisação do transporte público é encerrada em Paulínia

Foto: Valéria Hein

A paralisação do transporte público de Paulínia foi encerrada na noite desta quinta-feira (29), após dois dias de transtorno e momentos de interrupção do serviço. Segundo um representante dos trabalhadores, um acordo foi firmado prevendo que nenhum dos cem cobradores ficarão desempregados.

A paralisação ocorreu em protesto ao texto da nova licitação do transporte público da cidade, que não prevê a função de cobrador nos ônibus. Ainda de acordo com o representante, foi garantido à categoria que esses trabalhadores poderão ser realocados de função, e que uma formalização de garantia de emprego será feita na semana que vem.

Os trabalhadores também tiveram uma garantia de estabilidade de seis meses no emprego após o novo contrato, e não desconto dos dois dias de paralisação. A Prefeitura classificou a paralisação como ilegal, mas informou que ela foi encerrada e o serviço seria normalizado. 

A administração afirma que a única exigência que lhe cabia era sobre a inclusão dos cobradores na nova licitação, o que não era mais possível pois o trâmite está em andamento. Quanto à manutenção dos empregos, a Prefeitura afirmou não ter como garantir isso legalmente, pois pode apenas solicitar que a empresa vencedora da licitação contrate os funcionários, e não pode impor isso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.