Um novo lote de vacinas da Pfizer chega nesta quarta-feira no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, num voo com previsão de pouso para às 20h. Cerca de 629 mil doses chegam nesta remessa, que serão encaminhadas ao centro de distribuição do governo federal, em Guarulhos.
Este é o segundo lote que chega ao Brasil. O primeiro foi na última quinta-feira, também por Viracopos, quando chegaram 1 milhão e trezentas mil doses. Até o fim do terceiro trimestre deste ano, 100 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil no acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica.
Até junho, a previsão inicial é de 13 milhões e quinhentas mil doses. Para essas primeiras doses, produzidas na fábrica da Pfizer da Bélgica, a orientação é que sejam priorizadas as capitais por causa da questão de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas. Mas, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, já solicitou a inclusão de Campinas nas próximas remessas, já que a cidade tem condições técnicas de armazenar a vacina.