A sala vermelha do Pronto Socorro do Hospital Mário Gatti, de Campinas, que faz os atendimentos de urgência e emergência, registrou superlotação neste final de semana. Até o início da tarde desta segunda-feira, 18 pacientes aguardavam por vagas para serem internados no próprio hospital ou em outras unidades de saúde do município. Doze já haviam sido internados, sendo cinco pessoas para enfermaria e um para UTI, segundo a Prefeitura. Os casos não não tinham relação com a Covid 19.
De acordo com a administração, com a redução dos atendimentos de pessoas com sintomas gripais e respiratórios, nos próximos dias, 16 leitos de UTI Covid deverão ser revertidos para realizar o atendimento de outros casos já que a procura do Pronto-Socorro por pacientes não-Covid tem aumentado, tanto para consultas, quanto atendimento de traumas e casos agudos. Aos finais de semana, ainda segundo a prefeitura, esse fluxo de pacientes costuma aumentar.
O Hospital Mário Gatti tem 140 leitos de internação adulto, sendo 62 para pacientes com Covid e 78 para casos não Covid. No Pronto-Socorro, há mais 38 leitos de observação, sendo 16 Covid e 22 não Covid.