A Pfizer enviou um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ampliar a faixa etária de indicação da vacina contra covid-19 desenvolvida com a BioNTech para adolescentes com 12 anos ou mais.
A solicitação recebida pela Anvisa e que deve ser analisada até o dia 13 de junho seria para alteração da bula, já que o imunizante está autorizado atualmente para uso em adolescentes a partir de 16 anos.
Para uma nova inclusão de faixa etária nas indicações das doses, além do pedido, o laboratório deve também apresentar estudos que comprovem a relação de segurança e eficácia para o grupo em questão.
Em 28 de maio, a agência regulatória europeia de medicamentos aprovou a vacina da Pfizer para a faixa etária dos 12 aos 15 anos. Já nos Estados Unidos, a aprovação aconteceu no começo de maio.
Uma eventual aprovação no Brasil, porém, não indica que o imunizante já passaria a ser oferecido a essa faixa etária, já que a organização da campanha cabe ao Programa Nacional do Ministério da Saúde.
Antes disso, documentos da pasta indicam a oferta dentro da faixa de 18 a 59 anos, começando em ordem decrescente, devido ao maior risco de agravamento e mortes por covid das pessoas com idades mais altas.