O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste domingo (13) a antecipação da vacinação contra a covid-19 no estado. Agora a previsão é que até 15 de setembro todos os moradores do estado com mais de 18 anos poderão receber ao menos a primeira dose de um dos imunizantes contra o coronavírus. A antecipação não se baseia em algum fato novo, e segue tendo como orientação o cronograma de previsões de entregas de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
O cronograma vem sofrendo sucessivas revisões, nas quais o número de doses disponibilizadas a cada mês vêm sendo reduzido. Segundo a última atualização, realizada na última quarta-feira, 9 de junho, o Brasil terá quase 38 milhões de doses no mês de junho, quase 35 milhões em julho, e mais 140 milhões nos meses de agosto e setembro. A distribuição para os estados leva em conta a população, e com isso o estado de São Paulo fica com cerca de 22% do total de doses do PNI.
São Paulo aplicou até este domingo 18,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 13 milhões de primeiras doses e 5,7 milhões de segundas doses. 28,8% dos moradores do estado foram imunizados com ao menos uma dose, e 12,8% receberam as duas doses de um dos imunizantes.