A Campanha de vacinação contra a gripe será ampliada para toda população no estado de São Paulo. A medida vale a partir da segunda-feira, dia 12. São doses remanescentes da Campanha direcionada aos públicos prioritários, que poderão ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.
Um balanço do Governo Estadual aponta que até o início desta semana cerca de 8 milhões e meio de doses foram aplicadas o que corresponde a uma cobertura vacinal de 46% dos públicos-alvo prioritários. Com exceção dos indígenas, único grupo a atingir 100% de cobertura, todos os demais públicos tiveram adesão inferior a 65%.
A ampliação para a população em geral foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os municípios, com o objetivo de permitir que mais pessoas se protejam contra o vírus Influenza.
Para evitar aglomerações, as salas de vacinação deverão manter organização do ambiente, com distanciamento entre as mesas, profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool em gel. A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para a vacinação contra a covid-19. A vacinação contra a gripe deve respeitar um intervalo de 14 dias da imunização com a covid-19.