Depois da decisão oficial governo do estado, Campinas começou a vacinar toda a população contra a gripe. Até então, as doses contra a Influenza A – H1N1 e H3N2 – e B eram aplicadas somente nos grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes.
A liberação dos lotes para toda a população acontece após a campanha na cidade atingir, até o último dia 2, 50,8% do público-alvo, índice bem inferior à meta de 95%. Para se ter uma ideia, o máximo alcançado foi 66,1% entre as mulheres que deram à luz há até 45 dias.
A coordenadora do programa de imunização do município, Ana Cecília Zocolotti, diz que os moradores não precisam fazer o agendamento como ocorre com a covid e podem procurar o centro de saúde mais próximo, porque as doses contra a gripe estão prontas.
“Já está na rotina da sala de vacina. E essa estratégia foi adotada justamente pra não haver confusão entre os públicos na vacinação. Não precisa agendar. É só comparecer portando um documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação”, esclarece ela.
A vacinação está aberta a todas as pessoas maiores de seis meses de idade e as doses serão aplicadas até o fim dos lotes disponíveis em Campinas. Cada procedimento vai respeitar as regras de distanciamento social e seguir os protocolos sanitários contra o coronavírus.
A Pasta de Saúde alerta que a campanha é importante para reduzir internações, mortes e formas graves da doença. Além disso, ajuda a diferenciar os diagnósticos de gripe e covid-19. Por fim, pede para que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra.
Para encontrar a unidade mais próxima da residência, o morador do município deve acessar o site vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe. No link, informa o próprio endereço e acessa um mapa interativo no qual todos os 67 centros de saúde são exibidos.