O 15º Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio acontece até dia 8 de agosto em 23 estabelecimentos, com pratos retirados de cadernos de receitas de família, a famosa “comida de vó”.
O evento é considerado um dos mais importantes do calendário anual de Campinas no setor gastronômico, e tem como tema este ano a Cozinha de Afeto.
No Floresta Park, por exemplo, a receita escolhida foi a Galinha Alemã, presente no caderno de Talita Graça, avó dos proprietários, que aproveitaram a oportunidade para levá-la até o local para ensinar os funcionários a preparar a iguaria. Nathália Graça, gerente de marketing do local e neta de Talita, conta que o prato relembra bem o sabor da infância.
“Poder dividir esse prato com nossos clientes no festival é bacana pois relembra bem o sabor da nossa infância, de quem administra o restaurante. Poder compartilhar isso com nossos clientes é muito legal, podemos contar a história da nossa avó, como tudo começou”.
Para ela, hoje os clientes procuram por momentos e experiências.
“É fundamental para o negócio manter essas memórias. Eu vejo que hoje nossos clientes buscam momentos, histórias. Eles buscam experiências, querem saber o porquê daquilo, e conhecer mais sobre como tudo começou, a história por trás do prato”.
Os pratos e combos do festival são vendidos pelo valor fixo de R$ 45.
Os cardápios foram elaborados através de receitas que utilizam ingredientes fornecidos por produtores da região, para incentivar e valorizar a economia local.
Há três formas de consumir as receitas: presencialmente, por retirada no local ou delivery. Todos os detalhes estão disponíveis no site sousasejoaquimegidio360.com.br, com horários de funcionamento das casas participantes e opções que cada uma oferece.
Vale lembrar que também há ações paralelas acontecendo durante o período do festival, como visitas guiadas às fazendas produtoras da região, possibilitando maior contato com a natureza e mostrando o potencial do polo.
O festival também se preocupa com a questão social. Por isso, foram disponibilizados pontos de arrecadação da campanha do agasalho da Prefeitura de Campinas. Visitantes podem levar roupas e cobertores, que devem ser depositados nas caixas de coleta.