O Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), divulgou o novo calendário da vacinação contra a Covid-19, em entrevista coletiva realizada neste domingo (11).
As novidades foram a antecipação da imunização para adultos acima dos 18 anos de idade e o início da vacinação para adolescentes entre 12 e 17 anos.
Pessoas acima dos 18 anos de idade serão vacinadas, pelo menos com a primeira dose, até 20 de agosto. A antecipação com relação ao antigo calendário corresponde a 26 dias, já que a expectativa era de até 15 de setembro ter iniciado a imunização desse grupo.
Os adolescentes entre 12 e 17 anos de idade sem doenças pré-existentes, grávidas, portadores de deficiência e comorbidades também serão imunizados. Nesse caso a vacinação começa em 23 de agosto e será encerrada em 30 de setembro.
Essa mudança no calendário foi possível devido ao número de 30 milhões de doses que o Estado de São Paulo vai receber. Parte dessa quantia já foi utilizada.
Outros assuntos falados na coletiva:
Antecipar a aplicação da segunda dose da Astrazenica: não será feito, porque o intervalo deve estar de acordo com o recomendado
Vacinação de crianças a partir dos 3 anos de idade: ainda não há previsão. A Anvisa está analisando um estudo enviado pelo Butantã para verificar se é possível liberar o uso emergencial para essa faixa etária.
Dose de reforço: a ideia é que a vacina contra a Covid-19 seja tomada uma vez por ano, assim como é a da gripe. Essa questão está em análise por enquanto.
Vacinas Pfizer para crianças: Governo não guarda as vacinas, conforme chega já é aplicada e em breve chegarão mais, por isso a antecipação de vacinação dos adolescentes. Apenas é estocada a Astrazeneca porque recebem quantias referentes também a 2ª dose.
Total de doses aplicadas no Estado de São Paulo:
Total – 28 milhões 647 mil 592 vacinas
1ª dose – 21 milhões 412 mil 400 vacinas
2ª dose – 6 milhões 496 mil 339 vacinas
Dose única – 738 mil 853 vacinas