Bares e restaurantes devem contratar 60% das vagas fechadas

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) projeta uma recuperação de 60% das vagas de emprego que foram fechadas devido a pandemia do coronavírus em Campinas e cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Essa previsão está relacionada com a flexibilização do Plano São Paulo. Desde o dia 9 de julho foi permitido que os estabelecimentos funcionassem de forma presencial entre 6h e 23h e com capacidade de 60% do público.

Aproximadamente 25 mil pessoas foram demitidas devido a crise e aos poucos algumas vagas serão abertas novamente. Em um primeiro momento são empregos temporários, mas, segundo o Presidente da Abrasel, Matheus Mason, o perfil pode mudar.

“Neste momento a gente tem visto muito a questão de perfis para vagas temporárias, o que a gente chama de freelancers, aquele funcionário que vem trabalhar um, dois dias no sábado a noite, no almoço de domingo, quando tem maior movimento, porém, com os empresários entendendo que essa volta é solidificada, ou seja, não vai voltar para trás, não vai voltar a reduzir horários etc, a tendência é que voltem a ser carteiras assinadas, volte a ser uma contratação efetiva.”

Apesar da flexibilização das regras, os cuidados devem permanecer: uso de máscara quando não estiver consumindo alimentos ou bebidas, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Mason explica que houve uma adaptação dos bares e restaurantes para um retorno seguro e que os protocolos seguidos são eficientes.

“Aquele ambiente em que todo mundo está de pé assistindo um show, se esbarrando, isso ainda está proibido, eu acho que esse é o grande diferencial de como a gente está trabalhando. Nós estamos trabalhando com atendimento sentado, com distanciamento entre cadeiras e mesas, a hora que a pessoa levanta para ir ao banheiro ela coloca a máscara… esses protocolos já se mostraram muito seguros.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.