O Hospital Municipal Mário Gatti investiga um surto de Covid-19 na enfermaria de clínica médica. Entre os dias 5 e 12 de julho foram confirmados 14 casos e neste momento há mais 17 pessoas que aguardam o resultado do exame.
Segundo nota da Prefeitura de Campinas, dos casos já confirmados, sete são pacientes, cinco profissionais de enfermagem, um médico residente e um estudante de medicina.
No dia 5 de julho a equipe de enfermaria identificou as primeiras duas pacientes que estavam com sintomas respiratórios. Uma delas faleceu no mesmo dia. A mulher tinha várias comorbidades e estava internada em estado grave há aproximadamente 60 dias.
Todos os médicos e residentes que testaram positivo estavam vacinados com as duas doses. Vale lembrar que a imunização não impede que as pessoas contraiam o vírus, mas os sintomas devem ser mais leves.
Dos casos a serem analisados, 15 são pacientes e dois funcionários do hospital. O Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Mário Gatti investiga a origem das contaminações.
A Prefeitura informou que o Mário Gatti está tomando todas as medidas necessárias de segurança e que reforçou o uso contínuo das máscaras cirúrgicas. Além disso, as equipes são monitoradas, foi reduzida a circulação de profissionais em treinamento na enfermaria, os médicos e alunos com qualquer sintoma respiratório são afastados e todos os pacientes internados estão sendo monitorados.
Os resultados dos 17 exames estavam previstos para o fim da tarde de quinta-feira, de acordo com a Administração Municipal. Até o fechamento da reportagem não houve divulgação.