GM atende 1,7 mil casos de violência doméstica até junho

Foto: Fernanda Sunega

A Guarda Municipal (GM) de Campinas registrou 1.783 casos de violência doméstica contra a mulher no primeiro semestre deste ano. A média é de quase 10 ocorrências por dia. Esse número representa a quantidade de atendimentos feita pelo grupo.

Para minimizar este problema e auxiliar as vítimas, a cidade conta com o trabalho do GAMA, o Guarda Amigo da Mulher, realizado pela Guarda Municipal. Desde 2016 esses profissionais realizam apoio e acompanhamento das mulheres que possuem medida protetiva devido a violência. Os guardas fiscalizam essa determinação da justiça e fazem visitas presenciais as mães. Em 2021, foram feitas 333 visitas às famílias atendidas e três homens foram detidos após descumprimento da medida.

Além disso, Campinas possui também a Sala Lilás, local de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica que faz parte do GAMA. Inaugurado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o espaço possui também uma brinquedoteca para entreter os filhos das vítimas durante o atendimento.

Segundo a Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Lourdes Soares, essa é uma situação muito delicada, mas que apresenta resultados positivos.

“Nós ficamos muito felizes quando a gente observa que ao longo do caminho essas mulheres assistidas se empoderam, percebem que podem retomar a sua vida, que tem um caminho a ser trilhado, a partir da situação de violência, que ela pode superar isso e retomar a vida familiar, com seus filhos.”

A Sala Lilás não é porta aberta, ela atende mulheres que possuem determinações da justiça e que estão cadastradas no programa, mas as 28 guardas que trabalham no local estão preparadas para auxiliar quem buscar ajuda.

“A Sala Lilás é para a mulher buscar auxílio por exemplo de informação. Às vezes ela está em situação de violência e não sabe o que fazer, não sabe de que maneira pode atuar, fica receosa por exemplo em procurar direto a delegacia. Se alguém conhece uma mulher em situação de violência, quer ajudar e não sabe como, também na Sala Lilás nós fazemos esse atendimento para orientar.”

A Sala Lilás está localizada na base da Guarda Municipal, na Avenida Moraes Salles, no Centro, próximo ao Terminal Central. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.