Esta segunda-feira é o primeiro dia útil com as novas regras de flexibilização do Plano SP. As medidas foram anunciadas na última quarta-feira pelo Governo do Estado, e são válidas desde este domingo até o dia 16 de agosto.
Neste período, a capacidade dos estabelecimentos fica limitada em 80%, e o limite no horário de funcionamento passa a ser até a meia-noite. As prefeituras podem endurecer as regras da quarentena conforme considerarem necessário, mas Campinas já anunciou que irá seguir as mesmas regras definidas pelo Estado.
Além da mudança na capacidade e no horário de funcionamento, também foi extinto o toque de recolher. O uso de máscaras e álcool em gel segue obrigatório, assim como o distanciamento mínimo de 1 metro.
De acordo com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, esse período entre 1º e 16 de agosto é tratado pelo governo como continuidade da fase de transição. A flexibilização total, que deve ocorrer em 17 de agosto, é chamada de “retomada segura”. A data também marca a previsão de conclusão da vacinação com a primeira dose em adultos que moram nas cidades paulistas.