Avenida Júlio de Mesquita, no Cambuí, passou a contar nesta segunda-feira (16) com uma faixa exclusiva para ônibus. A faixa foi implantada em um trecho de 600 metros entre a rua Irmãos Bierrenbach e a Avenida Benjamin Constant, ou seja, em quase toda extensão da avenida no trecho anterior ao Centro de Convivência.
A avenida conta com quatro faixas de rolamento, e os ônibus devem circular exclusivamente na da direita, com as outras três faixas liberadas para os demais veículos (exceto no trecho entre a Barreto Leme e Benjamin Constant, onde há um ponto de taxi, e com isso há redução de uma faixa). A faixa exclusiva funcionará somente nos horários de maior fluxo de veículos na avenida, ou seja, de segunda à sexta-feira, das 6h às 8h, e das 16h às 19h. Assim como nas demais faixas de ônibus na cidade, há exceção para táxis, que poderão utilizar a faixa em qualquer dia e horário.
Segundo a Secretaria de Transportes e a Emdec, A Júlio de Mesquita recebe diariamente cerca de 27 mil veículos, e 13 linhas de ônibus passam pela via, transportando mais de 20 mil passageiros ao dia. São cerca de 50 ônibus por hora trafegando pela avenida. Estudos indicaram que a velocidade dos ônibus nos horários de pico na avenida era, em média, de 18 km/h, e a ideia é que a faixa exclusiva aumente essa velocidade e a fluidez das linhas.
Reginaldo é motorista de aplicativo, e reprova a existência das faixas exclusivas para ônibus. “Atrapalha muito, principalmente a da José Paulino, não só o Uber mas acho que todos os carros”.
Já para o fotógrafo Paulo Albuquerque, que é usuário do transporte coletivo, as faixas de ônibus podem beneficiar os passageiros do transporte público, mas ele cobra respeito dos demais motoristas para que ela funcione na prática. “Teoricamente é pra ajudar, mas precisa ter uma conscientização, a multa é muito pouca”.
O trecho da avenida onde passa a haver a faixa exclusiva tem dois pontos de embarque e desembarque de ônibus; nos trechos entre as vias Dr. Guilherme da Silva e Quatorze de Dezembro; e Dona Presciliana Soares e Barreto Leme. Novas faixas exclusivas estão previstas para serem implantadas em outras vias de Campinas ainda no segundo semestre deste ano.