A vacina Coronavac é eficiente contra casos graves da variante Delta, segundo estudo realizado na China e publicado na revista Lancet. A afirmação foi dada pelo Governador João Dória em entrevista coletiva.
“Um estudo realizado na China e já publicado de maneira prévia na revista Lancet, uma das mais prestigiosas revistas do mundo, demonstra que a vacina do Butantan, evita, a Coronavac evita o desenvolvimento de casos graves de Covid-19 causados pela variante Delta. A vacina mostrou também ser eficaz para prevenir pneumonias decorrentes desta variante Delta.”
Essa pesquisa observou 10.813 pessoas imunizadas com as duas doses da vacina. Nos casos de pneumonia, a eficácia é de 69% a 77%.
Outro assunto tratado na coletiva foi a antecipação da segunda dose da Pfizer e da Astrazeneca. O Estado entrou em contato com o Ministério da Saúde para solicitar e verificar a possibilidade da chegada de mais doses, como explica Regiane de Paula, Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização (PEI).
“Precisamos também que o Ministério da Saúde nos encaminhe doses da vacina da Pfizer para que a gente possa antecipar, adiantar a segunda dose como está previsto na bula da vacina da Pfizer. Então, no prazo estipulado em bula, o estado de São Paulo tem condições de sim, fazer a vacinação e isso tem sido demonstrado de forma clara no quantitativo de doses que os 645 municípios podem fazer.”
Outro tema abordado foi o desemprego. O governo estadual anunciou a criação do programa Bolsa Trabalho, que vai gerar 30 mil vagas no total para pessoas desempregadas nas cidades do estado que aderirem a ação. As atividades serão remuneradas no valor de R$ 535 por mês até janeiro de 2022 e os moradores vão trabalhar 4h por dia durante cinco meses em órgãos públicos ou estaduais.
O programa Bolsa Trabalho vai estar aberto para moradores do estado de São Paulo, maiores de 18 anos, desempregados e que a renda familiar seja de até R$ 550 por pessoa. A inscrição para a população será aberta dia 23 de agosto no site bolsadopovo.sp.gov.br.