Campinas reduz leitos para pacientes de covid-19

Foto: Danilo Braga

Campinas está passando por uma restruturação nos leitos para pacientes de covid-19, e nesta quinta-feira (2) concluí a redução dos leitos de enfermaria, iniciada na última terça-feira (31). Também haverá redução no número de leitos de UTI covid-19, o que está previsto para ocorrer na próxima quinta-feira, dia 9 de setembro.

Quando as mudanças forem finalizadas, a Rede Mário Gatti passará a ter 60 leitos de UTI covid-19, 30 a menos do que o atual. Já os leitos de enfermaria para pacientes da doença caem de 130 para 86. Esses leitos estarão distribuídos nos hospitais Ouro Verde, Mário Gatti Amoreiras (antigo Metropolitano) e na UPA Carlos Lourenço.

Os 30 leitos de UTI que serão desativados no dia 9 atualmente funcionam no Hospital Mário Gatti, que deixará de receber pacientes de Covid-19. No espaço utilizado atualmente por esses leitos serão instalados 30 leitos de enfermaria geral. O hospital terá também seis leitos de suporte respiratório na sala verde, área destinada à permanência de pacientes não críticos, para observação de suspeitos ou confirmados com Covid.

Em compensação haverá o aumento de leitos de enfermaria para as demais demandas, que passam de 163 para 213 na rede, sendo 114 no Mário Gatti e outros 99 no Ouro Verde. Os leitos de UTI não-covid seguem sendo 40.

Além disso, em um local onde 28 leitos de enfermaria foram desativados no Hospital Ouro Verde, está sendo preparada uma área para receber um centro multidisciplinar de atendimento aos pacientes com sequelas deixadas pela Covid-19. Neste local serão atendidas pessoas com problemas pulmonares, neurológicos, circulatórios, neuromusculares, entre outros, que serão encaminhadas pelos Centros de Saúde. Ainda não foi definido prazo para início do funcionamento.

Segundo a Rede Mário Gatti, as mudanças garantem uma margem de segurança na disponibilidade de leitos Covid, ao mesmo tempo que permitem a retomada de cirurgias eletivas.

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.