Terceira dose começará em idosos acamados ou de instituições

Divulgação / Prefeitura de Valinhos

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de Campinas terá início na próxima semana. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, a vacinação seguirá o plano estadual, aplicando a dose de reforço em pessoas a partir de 60 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. “A gente vai começar a vacinação nos mais idosos, lembrando que tem que dar seis meses da segunda dose, os primeiros nessa situação são os acamados e os moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos”.

As equipes da Secretaria de Saúde irão aos locais em que esses idosos estão para aplicar as doses. Segundo levantamento do Devisa, esse público da primeira etapa é composto por pouco mais de 4,1 mil pessoas. “As nossas equipes farão nas casas, assim como na primeira etapa, e terminada essa etapa a gente vai abrir agendamento progressivamente dos mais velhos pros mais novos até chegar aos 60 anos”, explica Andrea.

Quando o agendamento for aberto, a aplicação se dará da mesma forma que as doses anteriores, nos 64 Centros de Saúde municipais que já fazem a imunização. O plano mais detalhado será elaborado assim que a pasta obtiver mais informações e doses do estado.

Sobre os oito casos confirmados da variante Delta em Campinas, a Diretora do Devisa explica que trata-se de uma amostragem obtida após testes aleatórios, e não direcionados. “Aleatoriamente eles pegam amostras positivas de covid-19 e avaliam qual é a variante, então não é a gente que encaminha, é aleatório, esses oito pacientes [de Campinas] já tiveram alta e estão bem”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.