CS Centro registra falta de AstraZeneca para segunda dose

Foto: Guilherme Pierangeli

Alguns dos Centros de Saúde de Campinas vêm registrando falta de vacinas da AstraZeneca para a segunda dose nos últimos dias. Nesta terça-feira (21) pessoas que tinham a aplicação da segunda dose do imunizante agendada no CS Centro pela manhã acabaram recebendo doses da Pfizer para completar a imunização.

A situação difere do que havia sido dito pela Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, em 10 de setembro. “A gente tá com um estoque bastante razoável, número expressivo, eu não creio que haverá falta, se a gente deixar de receber existe uma margem de segurança, então se demorarmos 2 a 3 semanas a receber não há problema, a gente pode colocar essas pessoas um pouco mais pra frente”.

O autônomo Maurício Carrilho foi uma dessas pessoas que agendaram a segunda dose da AstraZeneca no CS Centro nesta terça. “Falaram que só tinha da Pfizer, não chegou no horário, precisamos esperar um pouco, mas agora graças a Deus chegou”.

O economista Ricardo Biolchini recebeu a segunda dose da Pfizer em substituição à da AstraZeneca e encarou a situação com naturalidade. “A Pfizer chegou com 1 hora de atraso, mas foi tranquilo, fomos avisados, desempenho tá ótimo, estou tranquilo, quem tem dúvida (sobre a intercambialidade) é por falta de conhecimento de preconceito”. Porém, outras pessoas na fila estavam em dúvida sobre receber ou não a aplicação do imunizante da Pfizer.

A chamada intercambialidade de vacina, que é quando são aplicadas doses de imunizantes diferentes contra a covid-19, foi autorizada pelo Ministério da Saúde há pouco mais de um mês, e é segura e eficaz, segundo especialistas.

A CBN entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Campinas, que informou que houve um atraso na entrega das doses para as unidades de saúde na manhã desta terça-feira. Segundo a pasta, a situação foi normalizada por volta das 9h30, e o atendimento foi realizado levando-se em conta a ordem do agendamento.

Até o momento, não há falta de vacina AstraZeneca no município. No entanto, em algumas unidades aconteceram faltas pontuais. Nestes casos, para não causar espera, a vacina da Pfizer foi utilizada para a segunda dose. Importante ressaltar que nota técnica do Estado permite essa substituição, sem prejuízos à saúde e à imunização da pessoa que recebe a dose.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.