A liberação do Governo do Estado para a realização do Rodeio de Jaguariúna, como um dos eventos-modelo para a retomada das atividades culturais, deixou o setor comercial da cidade esperançoso e com a expectativa de começar a diminuir os prejuízos acumulados com a pandemia.
O Governo quer voltar a movimentar a economia com empresas que dependem de eventos, como por exemplo, montadoras de estandes, locadores de móveis, decoradores, paisagistas, sistema de transportes, além de artistas que tiveram o trabalho prejudicado pela pandemia da covid-19.
Para João Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ), a sensação é de satisfação.
“A Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna vê com enorme satisfação o retorno e a escolha do Jaguariúna Rodeio Festival ser um desses grandes eventos testes aqui no nosso Estado de São Paulo. Isso nos deixa muito ansiosos, muito contentes e muita expectativa”, diz.
Ele diz que a Associação vai fazer campanhas para que o comércio consiga aproveitar o evento para faturar. Ele acredita em um alto crescimento na arrecadação do município com a realização do evento.
“Acreditamos em 20 a 30% de aumento devemos ter de arrecadação no município nesse período. Claro que alguns setores sempre são mais fortes, como a hotelaria, a gastronomia, que normalmente são setores que melhor aproveitam isso”, aponta.
Thomaz Messias, proprietário de um restaurante no Centro da cidade, aponta a importância do rodeio para o faturamento.
“A gente acha que é muito importante esse retorno. Em épocas normais ele dava em torno de 10% do nosso faturamento do ano. Para retomar a gente precisa de eventos assim, precisa do público rodando a nossa região”, diz.
Paulo Cestaria, dono de um hotel na cidade, diz que o rodeio representa bastante do faturamento.
“É um período que o hotel fica com 100% de ocupação. Para a gente impacta bastante na nossa diária média. Você consegue vender a diária de apartamento 150% superior ao valor normal do que você venderia. A gente depende desse público que vem de outras cidades, de outras regiões para se hospedar no hotel”, explica.
Os protocolos sanitários para o Rodeio de Jaguariúna incluem testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do Governo do Estado.