As obras do BRT, o sistema de transporte rápido por ônibus, estão previstas para serem finalizadas em junho de 2022, após prorrogação de um ano do prazo inicial.
Segundo Carlos José Barreiro, secretário municipal de Infraestrutura, falta 5% dos trabalhos para todo o projeto ser encerrado. As informações foram dadas na Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Câmara de Campinas.
“Nós temos aqui 92,4% da obra paga e falta 7,5% a ser paga ainda. E a realização física hoje está em torno de 95%, temos 5% de fase ainda a concluir”, disse.
O BRT vai ser composto por três corredores: o Campo Grande, que começa no Terminal Mercado e vai até o Terminal Itajaí, totalizando 17,9 km; o Ouro Verde, que liga o Terminal Central ao Vida Nova, com 14,6 km no total e o Perimetral, que conecta os corredores Campo Grande e Ouro Verde, com 4,1 km.
No total serão 36 estações, sete terminais e 18 viadutos. Até o momento faltam 10 estações para serem concluídas, quatro terminais, viadutos Bandeirantes e Transamazônica, obras de responsabilidade do Shopping das Bandeiras e do sistema viário.
O secretário disse ainda que a redução do tempo de viagem será maior que o previsto no início do projeto: “As primeiras experiências que tivemos de projeto, a redução do tempo de viagem era de 25%. Isso quer dizer que uma viagem de uma hora vai levar 45 minutos. Quando nós começamos a fazer as primeiras viagens, a partir dessa liberação de corredores para se tornarem operacionais, nós começamos a perceber que a redução foi bem superior, estamos com ganho acima de 30% do tempo de viagem”, afirmou.
O menor tempo nos trajetos será possível devido às faixas exclusivas, pavimento de concreto rígido, piso elevado, pagamento da viagem feito na estação e semáforo que dará preferência ao ônibus que estiver próximo ao cruzamento.