A justiça determinou que o Hospital Santa Casa Anna Cintra, de Amparo, tenha gestão municipal a partir de quarta-feira, dia 13 de outubro. Os motivos de afastamento da atual diretoria são as possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos e a atual crise financeira.
Atualmente, a Santa Casa possui mais de R$900.000,00 em dívidas e R$3.300.000,00 em gastos que não foram devidamente justificados. Outro ponto é que fornecedores de insumos essenciais, como oxigênio e medicamentos, afirmam que a unidade possui pendências.
Segundo Carlos Alberto Martins, Prefeito de Amparo, alguns médicos estão sem receber há 90 e profissionais da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) também possuem pendências salariais. Ele afirma que há risco de desassistência da população: “A condição do hospital hoje é extremamente precária. Nós temos riscos de desassistência, tanto na parte de oxigênio… faz tempo que não paga conta da CPFL, não paga conta de água, luz, oxigênio. O risco é eminente de desassistência e agora o município vai entrar com toda a sua equipe técnica no sentido de normalizar e apurar responsabilidades daqueles que aumentaram a dívida do hospital em pouco menos de 2 anos em mais de 80%”, afirmou.
A Prefeitura do município ingressou na justiça no dia 30 de setembro e solicitou a afastamento da atual diretoria. O juiz de direito Dr. Fernando Leonardi Campanella constatou que o hospital não apresenta controle da situação financeira e, por isso, concedeu uma tutela provisória de urgência da Santa Casa para a administração.
A unidade já esteve em período de intervenção municipal entre 2018 e 2020. No início deste ano, a Prefeitura solicitou a continuidade, mas na ocasião não obteve resposta positiva da justiça. Nos últimos meses, a diretoria executiva da Santa Casa recusou a assinatura de um Termo De Ajustamento de Conduta, além das pendências financeiras existentes. Esses fatos motivaram a decisão da justiça.
A reportagem da CBN Campinas procurou a diretoria executiva da Santa Casa Anna Cintra, mas não teve resposta.