Polícia Civil conclui inquérito sobre suspeita de racismo na Câmara de Campinas

Fotos: Francisco Lima Neto

A Polícia Civil concluiu o inquérito que indicia a mulher que teria utilizado um termo racista contra a vereadora Paolla Miguel (PT), durante a sessão na Câmara de Campinas do dia 8 de novembro. Todo o material da investigação, áudios e vídeos, foram enviados ao Poder Judiciário. O Ministério Público também vai receber o conteúdo da apuração, para que decida se oferece ou não denúncia contra a suspeita.

A suspeita, que não usava máscara no momento da ocorrência, foi identificada por um vereador que foi ouvido durante os depoimentos. A DIG confirmou que ela é filiada a um partido de direita, mas não detalhou a sigla, nem os demais dados sobre a suspeita, que nega a ofensa contra a vereadora, bem como o crime de injúria racial.

A suspeita afirma que teria dito “Petta lixo”, direcionado ao vereador Gustavo Petta (PC do B), e não o termo racista “Preta Lixo”, que teria sido ouvido no plenário e registrado no Boletim de Ocorrência. Em depoimento, a mulher apresentou duas testemunhas que comprovariam o termo contra Gustavo Petta.

A suposta ofensa racista contra Paolla Miguel ocorreu enquanto a vereadora discursava sobre o preconceito. A suspeita fazia parte de um grupo que protestava no plenário contra o passaporte da vacina, pauta defendida pelo vereador Nelson Hossri (PSD), mas que nem chegou a entrar em discussão na Câmara por não ter conseguido assinaturas suficientes entre os vereadores.

Uma Comissão Processante para investigar a conduta do vereador foi aberta na Câmara no último dia 17. Nelson Hossri alega motivação política na abertura da CP, segundo ele, encabeçada pela esquerda, afirmando que vai apresentar defesa e a verdade, quando revelada, irá fortalecê-lo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.