A secretaria de saúde de Indaiatuba registrou um aumento de 50% na procura de pronto atendimento. Além disso, a pasta afirma que os serviços também tiveram um aumento de 30% de pacientes de outras cidades. A maior parte das pessoas relata síndromes respiratórias, e a prefeitura de Indaiatuba aponta as confraternizações e viagens de final e início de ano como os fatores para o crescimento de casos.
A Prefeitura de Indaiatuba garante que as equipes médicas e de enfermagem foram ampliadas, mas mesmo assim o usuário encontra dificuldade e demora para atendimento.
Até o momento não há confirmação na cidade das variantes Ômicron do Coronavírus e H3N2, da gripe (Influenza A – Darwin). Pacientes com síndromes respiratórias agudas graves internados são submetidos ao teste de PCR, que segue ao Adolfo Lutz, que avalia a situação viral.
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba diz que aumentou o número de médicos do Minha Saúde, onde a consulta pode ser realizada sem sair de casa, pelo site da Prefeitura e pede para a população usar o serviço, que atende das 8h às 20h de segunda a segunda-feira. A orientação é que os hospitais sejam procurados diante de casos mais graves.