Vacinas da Pfizer para crianças devem chegar por Viracopos

Foto: Arquivo / Divulgação PF

Ao confirmar a vacinação infantil, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu que a imunização de crianças entre 5 e 11 anos, com a vacina pediátrica da Pfizer, teve eficácia e segurança atestada. “É uma vacina com uma dosagem diferente, equivalente a 1/3 da dose da vacina aplicada nos adultos. Isso foi atestado por ensaios clínicos e já logrou aprovação em agências sanitárias respestáveis”, afirmou o ministro.

Nesta quarta-feira, o governo federal decidiu que não vai mais exigir prescrição médica para realizar as aplicações, mas os pais vão precisar autorizar. Só que os dados apresentados pelo próprio Ministério, na reunião desta quarta, também mostram que a Covid-19 está entre a principal causa de óbitos nesta faixa etária. “Em 2020, a terceira causa. Em 2021, a segunda causa de óbito neste intervalo etário”, conforme anunciado pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz. 

A vacinação deve começar na próxima sexta, dia 14, mas isso depende da confirmação da entrega dos imunizantes pela Pfizer. Segundo a pasta, a farmacêutica deve trazer as primeiras vacinas pediátricas na quinta, dia 13, com o 1º lote de 1,2 milhão doses.  Essa carga de vacina pediátrica da Pfizer deve chegar pelo aeroporto de Viracopos, em Campinas, mas ainda é necessário que a empresa confirme o voo. 

Segundo o ministério, levará 24 horas para que as vacinas sejam liberadas. Dessa forma, se tudo der certo, no dia seguinte já serão distribuídas aos Estados. O Governo Federal avalia que São Paulo, por ser o Estado onde as doses serão entregues pela Pfizer, poderá começar a vacinação já em 14 de janeiro.

O Ministério encomendou 20 milhões de doses da Pfizer para o 1º trimestre. Até o final de janeiro, a farmacêutica irá entregar 3,7 milhões de doses ao país. A expectativa é que esses outros dois voos cheguem também por Viracopos, em 20 e 27, ambos com pouco mais de 1 milhão de doses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.