A segunda fase do Vestibular Unicamp 2022 começou a ser aplicada neste domingo, 9 de janeiro, sem intercorrências. No primeiro dia de provas da segunda etapa, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) registrou 11.293 candidatos presentes e uma abstenção de 12,7%, o que significa que dos 12.938 aprovados para a segunda fase, 1.645 candidatos não compareceram. Em média, nos últimos 10 anos, o índice de faltosos foi de 11,2%.
Na avaliação da Comissão, o índice geral está dentro do esperado, não apenas pela média histórica, mas considerando-se o contexto da pandemia de Covid-19 no país.
Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira delas propunha que o autor fosse um digital influencer desde os 13 anos de idade e decidisse elaborar um post extenso (textão) se posicionando sobre crianças e adolescentes como influenciadores digitais.
Já na segunda proposta, o gênero solicitado foi um manifesto coletivo de estudantes universitários indignados com os cortes de verbas do orçamento para ciência e pesquisa no Brasil em 2021, a ser lido durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A segunda fase continua nesta segunda-feira, 10 de janeiro, quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A Unicamp aplica a segunda fase em 22 cidades do país, incluindo Campinas.
O Vestibular da Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da universidade.