O tempo recomendado de isolamento em caso de resultado positivo para Covid-19 foi reduzido no Brasil. Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o tempo passou de dez para cinco dias, e vale para casos leves ou moderados.
Se no quinto dia o paciente estiver sem sintomas respiratórios ou febre e não tiver feito o uso de medicamentos há 24 horas, ele poderá realizar a testagem. Caso o resultado seja negativo, o isolamento pode ser encerrado. Com o resultado positivo, a quarentena deve continuar até o décimo dia.
No entanto, mesmo com essa flexibilização, o ministro Marcelo Queiroga pediu que a população continue evitando aglomerações desnecessárias. “Nós assistimos o ano passado um aumento de casos no mês de janeiro, e esse anos temos a ômicron que é muito mais transmissível”, destacou o ministro da saúde.
Ainda segundo Queiroga, a medida de diminuir o período de quarentena de infectados está sendo adotada em outros países, como Estados Unidos, e tem base em evidências científicas.