Vacinas pediátricas contra Covid-19 serão divididas por critério populacional

Divulgação

A distribuição das doses da vacina contra a Covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos seguirá o critério populacional. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses pediátricas da vacina da Pfizer estão programadas para chegar nesta quinta-feira. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, chega pelo aeroporto de Viracopos e segue para Guarulhos para a distribuição para estados e municípios. Como a divisão observa o critério populacional, o estado de São Paulo fica com a maior parte do total de doses e a vacinação já pode começar na sexta-feira.

O Ministério da Saúde afirmou que o governo federal antecipou 600 mil doses da vacina pediátrica. A informação foi repassada pelo ministro Marcelo Queiroga, que defendeu ações conjuntas entre União, estados e municípios. Além disso, destacou a importância da segunda dose do imunizante, assim como da dose de reforço. “Temos que continuar com o combate à pandemia, e a melhor forma é ampliar nossa campanha de vacinação, em relação à aplicação da segunda dose em alguns estados, que estão com essa fase em atraso, e a dose de reforço.”, disse o Ministro. 

A Sociedade Brasileira de Infectologia apoia a incorporação da vacina da Pfizer para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. A representante da SBI, Rosana Richtmann, ressaltou a importância para diminuir os riscos da doença. “Pelos dados apresentados e pelo número de menores de 18 anos no nosso país que nós perdemos por causa da pandemia – são mais de 2.500 crianças e adolescentes que nós perdemos.”, afirmou Rosana Richmann.

O Ministério da Saúde mantém a expectativa para a chegada das vacinas por Viracopos. O voo da Latam vindo de Amsterdam, na Holanda, está programado para chegar às 3h40 nesta quinta-feira. Na sequência, o lote de vacinas será descarregado e levado para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos para ser enviado a todos os estados do país.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.