Campinas adota medidas mais restritivas que o estado para conter o avanço da pandemia

Foto: reprodução/PMC

A prefeitura de Campinas publica no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, um decreto que determina a redução da ocupação de eventos para 50% da capacidade de público. Deste modo, o município mantém uma restrição mais rígida do que aquela sugerida pelo estado. Na quarta-feira, o governador João Doria, seguindo as recomendações do Centro de Contingência da Covid-19, pediu aos municípios que reduzissem a capacidade de público em eventos esportivos, shows e festas para 70%.

A prefeitura também proibiu a realização de eventos particulares durante o carnaval. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andreia Von Zuben, desde que o estado sugeriu as restrições relacionadas à capacidade de público, o município passou a analisar a hipótese da adoção da medida.

Segundo ela, a opção foi por uma limitação ainda maior, capaz de dar uma margem de segurança maior para a população na realização de eventos. “O estado recomendava que as prefeituras limitassem a 70% o público em grandes eventos, que geram aglomeração. Nós fizemos uma ampla discussão, baseada na literatura científica, em dado técnico, do que está acontecendo no resto do mundo e decidimos diminuir para 50%, aumentando a margem de segurança”, afirmou.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, acredita que as medidas de restrição adotadas pela administração são importantes e necessárias para evitar um número grande de pessoas contaminadas pala variante ômicron, que é mais contagiosa. Ele afirmou que a decisão tem caráter preventivo. “Essas medidas que nós tomamos, são medidas que nós buscamos para enfrentar essa variante ômicron, dentro das características que ela tem. São medidas, do ponto de vista preventiva e importante, para gente poder enfrentar a situação que a gente avalia ser possível acontecer”, explica.

O decreto da prefeitura não envolve os estádios de futebol, que terão capacidade máxima de público de 70%, como havia informado o governador João Doria, em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira. O estádios são regulados pelo estado e por isso, deverão seguir as determinações do estado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.