A secretaria de saúde de Campinas vacinou 21.175 pessoas contra a covid-19, somente neste sábado, 22, quando realizou mais uma ação de intensificação chamada de Dia D. Deste total, 5.746 crianças receberam a dose. Em alguns postos de saúde da cidade, os pais puderam escolher entre as vacinas da Pfizer e a CoronaVac, que recentemente teve sua autorização concedida pela Anvisa na imunização infantil.
15.186 adultos receberam a dose adicional, 173 receberam a segunda dose ou dose única da vacina e apenas 70 pessoas receberam a primeira aplicação. O Dia D contou com 37 centros de saúde. Cerca de 500 pessoas trabalharam na vacinação.
Todas as pessoas a partir de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses podem agendar a dose adicional. Há vagas disponíveis (o sistema calcula quando a pessoa pode receber a dose e disponibiliza as vagas a partir do período permitido). No caso de imunossuprimidos graves, é preciso ter completado a imunização há 28 dias. Se a pessoa foi vacinada com a Janssen, o intervalo entre a dose única e a dose adicional é de dois meses. A dose adicional é fundamental para prolongar a imunidade da vacina.
O agendamento pode ser feito no vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade, devem procurar um centro de saúde mais próximo da sua residência.