O governo de São Paulo vai realizar uma mobilização neste sábado, 05, para intensificar a vacinação de crianças com idade entre cinco e 11 anos, nas 645 cidades paulistas. A ação acontecerá no período entre 07h e 19h e contará com a participação de mais de 05 mil profissionais de saúde. Até o momento, foram aplicadas 1.438.023 doses nas crianças, dentro desta faixa etária. Isso significa 35,92% do total do público-alvo.
O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o estado fará um investimento de R$ 5,5 milhões para o pagamento das horas extras dos profissionais de saúde que vão trabalhar neste sábado. Segundo ele, o aporte será repassado aos servidores municipais das cidades paulistas, garantindo que pelo menos 05 mil profissionais estejam atuando na mobilização. “Uma grande mobilização para a vacinação das crianças. Um investimento que estamos fazendo para o pagamento de horas extras de profissionais da saúde, inclusive no apoio da saúde municipal, dos 645 municípios. É no valor de R$ 5,5 milhões, para garantir que 05 mil enfermeiros e vacinadores possam estar operando nesses postos de vacinação”, disse.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paulo, afirmou que os pais devem consultar a programação dos municípios, antes de levar ao posto de vacinação. Ela explica que cada cidade fará sua própria estratégia, dentro das diretrizes do Dia C de vacinação. “Cada município deve ter a sua própria estratégia, então a gente fala para todos consultarem o calendário de seu município. Mas estaremos, todos juntos, estado e 645 municípios, fazendo esse grande movimento pela vacinação de nossas crianças, de cinco a 11 anos”, afirmou.
O governo paulista informou ainda que o Instituto Butantan vai oferecer 10 milhões de doses da CoronaVac para outros estados brasileiros, destinadas para a imunização de crianças com idade entre cinco e 11 anos.