A Unicamp adiou mais uma vez o retorno das aulas 100% presenciais. A volta havia sido marcada para 3 de março, e agora foi adiada para o dia 14 do mesmo mês. A universidade estadual justifica a mudança afirmando que o adiamento propiciará um prazo mais amplo para a adaptação às novas condições sanitárias e aos recursos tecnológicos adquiridos, garantindo um retorno seguro ao ensino presencial.
O texto assinado pela reitoria destaca ainda que contribuíram para essa decisão os anseios da coletividade da instituição, intensificados pela proximidade da data originalmente prevista para o início das aulas com o Carnaval. Até então a volta ocorreria um dia após a quarta-feira de cinzas.
Desde o ano passado a Unicamp se prepara para a retomada das atividades presenciais dos seus estudantes. Um plano de retomada foi elaborado, porém, este já foi alterado e adiado algumas vezes devido às mudanças na situação da pandemia no país.
A universidade decidiu pelo retorno presencial de 100% dos alunos após avaliar que os números da vacinação de alunos e funcionários contra a covid-19 oferecem condições para o retorno. Para todas as pessoas que tiverem acesso ao campus será exigido o uso de máscara, distanciamento e comprovante de vacinação completa, mesmo que ainda sem a dose de reforço.