Com estoque de leite materno baixo, a Maternidade de Campinas faz apelo para as mães contribuírem com a doação de leite. O Banco de Leite Humano do hospital tem hoje só a metade do estoque ideal para alimentar os bebês internados nas UTI e UCI. O armazenamento hoje é de 140 litros, em média. Maitê Galhardo Almeida, nutricionista do Banco de Leite, explica que o volume necessário para garantir o atendimento aos bebês é de, pelo menos, 200 litros.
Maitê garante que não há risco de doação em relação à covid-19. O leite materno é o único alimento completo para nutrir os bebês internados. Cada litro doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Para as mulheres que residem em Campinas, a coleta é feita quinzenalmente nas próprias residências. Embora a média seja de 25 nascimentos por dia, atualmente a maternidade conta com apenas 56 doadoras cadastradas.
Para ser doadora, a mulher precisa ser saudável e estar amamentando o próprio filho, com uma produção excedente de leite após a mamada. Basta entrar em contato pelo telefone (19) 3306-6039 para o cadastramento e agendar a realização da coleta e armazenamento do leite. A coleta do leite é feita pelas próprias mães, em suas residências. Elas podem entregar os frascos no Banco de Leite pessoalmente ou aguardar a retirada quinzenal feita pela instituição em casa.