A flexibilização no uso de máscaras também muda o cenário nas escolas. O decreto do governo do estado diz que a utilização passa a não ser obrigatória em espaços escolares abertos. Nos ambientes fechados a máscara continua a ser exigida.
De acordo com a secretaria estadual de educação, a medida é baseada na cobertura vacinal das pessoas que fazem parte do ambiente educacional. Segundo a pasta, dos funcionários da rede estadual cerca de 98% receberam duas doses ou dose única, e 75% receberam reforço.
No estado, a 1ª dose da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos atingiu 108%, mais que o esperado, sendo que 92% já receberam a 2ª dose. Entre as crianças de 5 a 11 anos 70% já tomaram a 1ª dose, a 2ª atingiu os 20%.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo já publicou a resolução que determina que, ao final do segundo bimestre, os responsáveis pelos estudantes devem apresentar a carteira de vacinação atualizada. Vale ressaltar que a exigência do uso de máscara é proibida para menores de 2 anos.