Falta de professores substitutos interrompe aulas do ensino fundamental

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Mães afirmam que alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva, na Vila Castelo Branco, ficam sem aulas porque a unidade não tem profissionais para substituir os professores que testam positivo para Covid-19.

A autônoma Mariana Barbosa relata que um dos avisos da escola chegou apenas quando ela já estava no portão da unidade de ensino. 

“Chegamos na segunda-feira (06) de manhã aqui, já estava no horário de todo mundo estar na porta da escola, aí que foram enviar o bilhete que não teria professor para atender e que não teria substituto para atender a escola. Foi em três séries.”

De acordo com prints de mensagens que a CBN Campinas recebeu, no dia 25 de maio, a escola dispensou os alunos da 4ª série A.

No dia 30, foi a vez dos estudantes da 4º série C.

Na última segunda-feira, 06 de junho, a escola entrou em contato com os pais para avisar que não tinha professores para dar aulas aos alunos da 1ª série A e da 3ª e 4ª séries C.

De acordo com a Presidente do Conselho de Escola, Verônica Queiroz, a falta de professores para substituir aqueles que testaram positivo para Covid-19 também provoca superlotação das salas. 

“Aí um outro problema é a superlotação das salas porque muitas vezes a escola não consegue entrar em contato com a família para vir buscar, então essas crianças ficam na escola e são divididas entre outras turmas. O que acontece é que ficam 35, 40 alunos dentro de uma sala que tem o limite de 30.”

 Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a EMEF Padre Francisco Silva, na Vila Castelo Branco, está com o quadro de professores completo e conta com dois docentes substitutos. 

Segundo a pasta, nesta quarta-feira, 08 de junho, a escola dispensou duas turmas porque precisou afastar cinco professores que apresentaram sintomas de Covid-19.

De acordo com a nota, a unidade fará a reposição das aulas.

A Secretaria Municipal de Educação afirma ainda que contratou, por concurso público, 180 professores e continua convocando docentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.