A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste sábado que foi identificado o segundo caso da varíola do macaco no Brasil. Um homem de 29 anos está isolado na residência dele em Vinhedo.
A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com o Estado, monitora o caso e os contatos que o homem teve.
O caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve os sintomas e as primeiras lesões na pele ainda na Europa.
O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho.
O primeiro caso da doença no país foi confirmado nesta quinta-feira (9). É um morador da Capital, de 41 anos, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas com boa evolução do quadro clínico.
O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada um outro paciente, uma mulher de 26 anos, também moradora da Capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Vinhedo, o homem oferece baixo risco de transmissão e os familiares dele, que também cumprem isolamento, estão assintomáticos.