Dois jornalistas da Unicamp viajaram à terra indígena do Vale do Javari, local onde desapareceram o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, para produzirem uma série de reportagens sobre as buscas e as ameaças constantes aos direitos sociais e coletivos à comunidade na Amazônia.
O fotógrafo Antonio Scarpinetti e a repórter Liana Coll estão na cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, para retratar a situação. Ela conta que existe uma sensação de insegurança nas aldeias já antes de a dupla desaparecer. “Não existe presença constante nas fronteiras e órgãos de fiscalização para os povos indígenas”, diz Liana.
A jornalista explica que existe muita dificuldade de se enviar o material à Unicamp para publicação pela falta de estrutura de comunicação e internet no Vale do Javari. “Atalaia do Norte praticamente não tem cobertura 4G, não existe wi-fi, então tem muita dificuldade para enviar, especialmente fotos”, retrata.
A repórter e o fotógrafo seguem na região amazônica até o próximo dia 20 e a série de reportagens, chamada Oeste Sem Lei, é publicada no portal da Unicamp.