Em tese, já deveriam ter sido iniciadas as obras para a construção de um novo viaduto que vai ligar a Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, no Jardim Bandeirantes, em Sumaré, à Avenida Cristóvão Colombo, no Jardim Nova Europa, em Hortolândia.
No entanto, de acordo com os moradores, na manhã desta quinta-feira não havia movimentação de obras no local. O anúncio foi feito em Sumaré na semana passada pelo governador Rodrigo Garcia, quando ele assinou uma ordem de serviço.
Os moradores esperam que a obra acabe com o transtorno que enfrentam há 30 anos, se arriscando numa passagem clandestina feita no local pelos próprios moradores, usado por pedestres, ciclistas e motociclistas como atalho para a travessia de uma cidade para outra no cruzamento com a linha férrea. É uma viela com escada e rampa que passa pela linha férrea, com entulho e lixo jogado nas margens
O morador, Lourival Mariano, mora há 17 anos no trecho que fica do lado de Hortolândia e agora tem a expectativa de que o local passe a ter uma passagem decente. “Esse caminho é muito usado pelos moradores, por ter muitas empresas e muitos moradores, das duas cidades. Enfrentamos dificuldade com esta passagem clandestina”.
A previsão do governo estadual é de entregar a obra, que será será pelo DER, em fevereiro de 2024. O valor será de R$ 35,7 milhões, pago pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que administra as rodovias públicas do Estado de São Paulo.
O que diz o DER
O DER informou que as obras para a construção deste viaduto já foram iniciadas. No momento os serviços de limpeza do local, implantação de placas de sinalização e canteiro central, e estaqueamento estão sendo realizados. O investimento previsto é de R$ 35,7 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas em 20 meses.