Varíola dos macacos: Estado corrige número; Campinas tem 37 casos

Foto: Prefeitura de Campinas

Apesar da secretaria de Saúde de Campinas ter confirmado que a cidade tem 38 casos confirmados de varíola dos macacos, o Estado corrigiu a informação.

É porque um dos pacientes mora, na verdade, em Valinhos. Então, a cidade vizinha tem duas confirmações, e Campinas tem 37.

A Prefeitura de Valinhos informou que o caso, que havia sido divulgado na segunda-feira (16), é de um morador atendido no Hospital de Clínicas da Unicamp, no dia 8 de agosto.

Ele teve febre, dores de cabeça, fraqueza, dor e lesões pelo corpo, mas está em boas condições clínicas.

O principal sintoma da monkeypox é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus, além de caroço no pescoço, axila e virilhas; febre; dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares. 

Pessoas infectadas devem permanecer isoladas até que as chamadas “casquinhas” das lesões caiam, o que demora cerca de 21 dias. 

Os contatos próximos devem monitorar o aparecimento de sintomas e evitar o contato físico com outras pessoas.

Cuidadores e familiares não devem tocar em lesões e ter cuidado ao manipular roupas, lençóis e toalhas que foram usados pela pessoa infectada.

Em Campinas, o atendimento para os pacientes com suspeita da doença está disponível nos Centros de Saúde, prontos-socorros, pronto atendimentos e no Centro de Referência de Campinas. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.