Após a Unicamp retirar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção contra covid-19 em ambientes internos dos campi e colégios técnicos, a maioria dos estudantes já adotou a medida no campus de Campinas nesta terça-feira.
A recomendação da universidade, no entanto, é pelo uso, especialmente para quem tem 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, imunossuprimidos ou que apresentem sintomas respiratórios.
A decisão considerou a queda consistente de mortes e no número de casos da doença em todo o estado de São Paulo. Na área da saúde, em hospitais e ambulatórios, a exigência da máscara ainda se mantém.
Apesar da liberação, o estudante de engenharia química, Daniel Correia, disse que nas salas de aula o uso ainda está mantido, por enquanto.
O uso das máscaras em ambientes internos vigorou por 2 anos e quatro meses e agora com a liberação a Unicamp vai iniciar uma campanha para que servidores e estudantes atualizem a vacinação.
A Unicamp conta com mais de 90% de vacinados com as duas doses iniciais. No caso do reforço, são cerca de 70% dos servidores imunizados, enquanto esse índice entre os alunos está em 35%.