A sondagem industrial do CIESP-Campinas aponta que os empresários do setor estão mais confiantes com a economia.
De acordo com o relatório mensal da entidade, o índice dos entrevistados que afirmaram que vão investir para ampliar a capacidade produtiva nos próximos doze meses saltou de 27% na pesquisa de agosto para 43% neste mês.
A confiança dos empresários está relacionada com o aumento da produtividade do setor, que subiu de 32% para 36%, e com o custo com matéria-prima que permaneceu estável para 50% dos entrevistados.
De acordo com o diretor da entidade, José Henrique Corrêa, os números da sondagem de setembro demonstram que o mercado já se adaptou à guerra e à crise do transporte marítimo.
Segundo o diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas, Anselmo Riso, ainda não está claro se a disparada do dólar, que atualmente acumula alta de 3,45% no mês, vai impactar os preços para o consumidor final.
Os dados da sondagem mensal do CIESP-Campinas apontam que não houve alteração no faturamento das indústrias da região no último mês. Para 50% dos entrevistados o valor das vendas totais permaneceu estável; 36% observaram aumento, e 14% registraram queda. A lucratividade foi estável para 71% dos entrevistados; antes eram 50%.