A primeira eleição com biometria causou filas em muitos locais de votação neste domingo de primeiro turno, em Campinas. Além disso, as cinco escolhas de candidatos também confundiram alguns eleitores, pois nem todos levaram um papel com os números para votação.
Durante todo o dia de cobertura, a CBN Campinas recebeu mensagem de ouvintes relatando longas filas e demora para chegar à urna. “A urna da sessão 235 está com problemas de biometria e a previsão de votação é de 2 a 3 horas. Há idosos e gestantes na fila, entre outros”, relatou por meio de mensagem a eleitora Maria Teresa, que vota no Distrito de Sousas.
As filas não foram privilégio dos eleitores campineiros. “Problemas na zona 034 seção 99 em Valinhos. Fila não anda devido problemas na biometria. Espera de 3 horas pra votar”, afirmou o ouvinte José, pelo WhatsApp.
A reportagem também atestou filas em locais de votação no bairro Ponte Preta e na região central de Campinas, com espera mínima de 40 minutos para que o eleitor chegasse à sala da respectiva seção.
Em entrevista à CBN, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Claucio Corrêa, afirmou que a votação poderia se estender até por volta das 18h em alguns locais, mas estaria dentro do programado, pois é a primeira vez em que a biometria é utilizada.