Pela quarta vez, Jaguariúna foi escolhida como a cidade brasileira mais inteligente e conectada entre os municípios que tem de 50 mil a 100 mil habitantes.
O ranking é feito por meio do projeto Connected Smart Cities 2022, promovido pela consultoria internacional Urban Systems.
O município também subiu três posições no ranking geral, passando de 19º para 16º, se mantendo à frente de grandes cidades e até de capitais, como Porto Alegre e Recife.
No ranking “Urbanismo”, Jaguariúna teve uma das maiores evoluções, saltando da 23ª posição, em 2021, para a segunda posição, neste ano.
A administração argumenta que o novo Plano Diretor do município foi determinante para essa arrancada.
No setor de “Educação”, Jaguariúna passou da posição número 33, em 2021, para 6ª colocação neste ano.
Em Economia, o município pulou de 36 para a terceira colocação.
O estudo leva em consideração indicadores que tem relação com a mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
O conceito de “smart cities” entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.
A edição 2022 do levantamento “Connected Smart Cities” coletou dados e informações de 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.