A cidade de São Paulo já registrou 58 casos e 10 mortes por meningite meningocócica este ano. O surto da doença também já atingiu Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas é uma doença que pode ser evitada com a vacina.
Atualmente, o imunizante está disponível para crianças na campanha de multivacinação, que vai até o dia 31 deste mês, como explica a coordenadora de Controle de Doenças do Governo de São Paulo, Regiane de Paula.
Não somente a meningite, mas todas as outras enfermidades, especialmente a poliomielite, ou paralisia infantil, estão com a cobertura vacinal abaixo da meta de 95% do público-alvo. às vezes os pais ficam na dúvida de levar as crianças a uma unidade de saúde pois não sabem onde está a carteirinha de vacinação. Regiane de Paula explica que não existe empecilho para que os filhos sejam imunizados.
Desde 2015, a meta do Ministério da Saúde não tem sido atingida na Campanha Nacional de Vacinação. Em todo o Estado, mais de 5 mil unidades oferecem os imunizantes e nenhum deles está em falta.