Os bares e restaurantes de Campinas e região estão muito otimistas para o final de ano. Além dos eventos corporativos e confraternizações habituais para a época, neste ano teremos, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo de futebol sendo disputada nos meses de novembro e dezembro, o que ajudará ainda mais o setor.
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas feito com estabelecimentos de 50 cidades aponta que a expectativa é de uma alta de até 50% na movimentação no comparativo com os meses normais.
O Presidente da Abrasel Campinas, Matheus Mason, comenta detalha essa perspectiva positiva. “Nessa época do ano o setor tem um aumento já, uma sazonalidade muito positiva, crescimento de 20% a 30% no movimento normalmente, agora com a Copa haverá um movimento adicional ao setor, então uma quinta-feira que teria um movimento não tão forte poderá ter o movimento de um sábado, então por isso a expectativa é tão forte”.
Esta forte demanda deve gerar 12 mil vagas de emprego temporárias nos meses de novembro e dezembro nos 50 municípios de abrangência da regional, o que equivale a 30% do quadro de funcionários do setor.
Wagner Bordin, gerente geral do Giovanetti, conta que as casas serão preparadas especialmente para a Copa, e serão oferecidos pacote para os jogos. “A unidade Cambuí a gente vai por telão e mais algumas TV, a unidade do Shopping é voltada para o esporte, tem mais de 15 TVs, já está totalmente equipada para a Copa, atendimento normal, por ordem de chegada, faremos reservas só pra quem adquirir o pacote que dá direito a lanches, bebidas e salgados meia hora antes, durante todo jogo, e meia hora depois”. Ele afirmou ainda que a retomada pós-pandemia tem ocorrido mais rapidamente do que se esperava.
Sérgio de Simone, proprietário de um restaurante em Campinas, também demonstra otimismo com a Copa. “As expectativas para o final do ano são boas, acredito que para a Copa do Mundo uns 30%, e pelo menos umas seis novas contratações”.
De acordo com a Abrasel , as festas de final de ano representam o período mais importante do ano para o setor de alimentação fora do lar, superando os dias dos Namorados e das Mães em volume de vendas.